Situada na região Nordeste, localiza-se entre a zona do Alto-Tietê e o Vale do Paraíba, a 37 km do marco zero da Capital.
A cidade de Arujá compõe-se de  58,7 km2 de área urbana e 39 km2 de área rural; 52 % de seu território é considerado área de proteção de mananciais.

São aproximadamente 80.000 habitantes que dão continuidade ao seu desenvolvimento iniciado em 1781, com a construção da capela dedicada ao Senhor Bom Jesus de Arujá, por José de Carvalho Pinto.

Em 30/11/1938 Arujá foi incorporada ao município de Santa Isabel.  Ainda pertencendo a Mogi das Cruzes, foi elevada a Freguesia em 08/06/1852, e neste mesmo ano a Distrito da Paz;   finalmente, a município em 18/02/1959.
A data oficial do Dia do Município é 08/junho. O primeiro prefeito foi o Sr. Júlio Barbosa de Souza, de 01/01/1960 a 31/12/1963.

A economia de Arujá (que em tupi “ARU-YA” significa peixes barrigudinhos) teve início com o fornecimento de produtos naturais à cidade de São Paulo. Logo veio a produção de café e de hortifrutigranjeiros. O grande salto para o desenvolvimento de Arujá foi a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, que tornou  a cidade um grande pólo industrial.
 Aumentaram os loteamentos, onde investidores, percebendo a procura da elite por Arujá, para morar bem, e por se tratar de um local de clima puro, sem os problemas negativos das grandes cidades, implantaram os primeiros condomínios fechados, que se multiplicaram; em contrapartida, aumentou consideravelmente a sua população, com bom poder aquisitivo, o que abriu um privilegiado espaço para o comércio e a prestação de serviços.
Os eventos festivos mais importantes de Arujá são:

Aniversário da Cidade (08/06)
Festa do Padroeiro (06/08)
Expo-Aflord (setembro)
Semana da Criança (outubro)